São José desperdiça oportunidades e deixa escapar vitória no final

Com o apoio da torcida que compareceu em bom número no ginásio do Tênis Clube, o time joseense fez uma partida classificada como nervosa e incoerente por alguns atletas e membros da comissão técnica. O time que tem como capitão o ponteiro Lorena, mostrou excelente voleibol e muita garra, mas sofreu seu segundo revés na competição e desta vez para o Sesi, que é o líder do campeonato.
O São José começou melhor, venceu o primeiro e o segundo set com boa vantagem (25×16 e 25×21) enquanto o Sesi parecia não se encontrar em quadra. No terceiro set o jogo é equilibrado mas o Sesi produz uma virada e a partir daí o jogo é disputado ponto a ponto. Vitória do time da capital em parciais de: 25-16/25-21/22-25/24-26/8-15.

Começaram em quadra: Dante, Lorena, Everton, Matheus, Rodriguinho e Alberto. O levantador Rodriguinho deixou a quadra no 2º set sentido as costas após uma jogada e foi substituído por Lucas Salim, que teve a atuação elogiada. Os maiores pontuadores do time de São José foram Diogo com 20 acertos, o oposto Lorena com 18 e Dante e Everton com 12 pontos cada, sendo que Everton fez 6 de bloqueio.
Ao final do jogo, Diogo falou sobre o desempenho do seu time. “Acho que foi um jogo em que fomos prejudicados pelo nervosismo. O Sesi é uma grande equipe e para enfrentá-los, hoje, o que faltou foi equilíbrio. A cobrança foi exagerada entre a gente, em quadra, e isso atrapalha muito. Acho que esse nervosismo desencadeou essas duas derrotas e agora é o momento de consertar isso”, conclui o ponteiro.
Sobre o jogo de sábado, contra o Taubaté, a expectativa é de mais um jogo equilibrado. “ A dificuldade é parecida com a do jogo de hoje, o que não dá é deixar o adversário levar por conta de nervosismo e falta de concentração. Precisamos manter a calma quando algo não sair como o planejado, analisou Diogo.

Lorena também lamentou a derrota e reconheceu a força da equipe da Sesi, mas foi enfático sobre o resultado negativo: “Nós perdemos para nós mesmos”. Eles foram causar alguma dificuldade no 3º set, mesmo assim sacamos bem, fizemos bons ataques. Tínhamos o jogo na mão, não era para perder um jogo desses”.

O Jogo
No início da partida, a equipe do São José sai à na frente do placar, com boa atuação no saque e eficiência no bloqueio. Neste período a diferença no marcador foi grande e o que começou com apenas quatro pontos de vantagem (10/6), teve um salto de dez nos momentos finais do set. Final com parcial 25×16.

No segundo set o São José vem embalado e vibrante, devolvendo em belos lances o total apoio da torcida e fecha o 2º com placar mais próximo, mas sem ainda sem aparente dificuldade: (25X21).
No terceiro set veio a reação do Sesi. Já nos primeiros momentos do período o Sesi dava indícios de que não havia se deixado abater, se organizava melhor e o cenário era de equilíbrio. Os times empataram em 3×3, 5×5, 7×7 e o resultado final foi a soma de um Sesi mais eficiente na marcação e de um São José errando mais e desperdiçando oportunidades. Fim de set: 22/25.

A volta para a quarto set trouxe com ela o mesmo equilíbrio do período anterior mas agora o Sesi explora mais o bloqueio que antes funcionou a favor do São José e essa sequência vai deixando o time da casa mais nervoso. Os times revezam as primeiras posições no placar, Sesi passa à frente, depois o São José empata (20×20) e este é o momento de maior vibração dos jogadores e da torcida. Mas nem com toda essa energia os anfitriões conseguem regularidade no jogo e o set termina melhor para os visitantes, em 24/26.
Vamos para mais um tie-break e mais uma vez o time comandado pelo técnico Fabrizio Capello dá demonstrações de nervosismo e em um set curto, em que os erros são fatais, o São José é derrotado. Final de jogo: 8 x 15

Próximo Jogo
Agora o próximo desafio joseense é neste sábado, contra o Taubaté (12), a partir das 18h30, no Ginásio do Abaeté.
Demais Jogos
17/09 – 19h30, em São José dos Campos – Climed/Atibaia x São José Vôlei
24/09 – 19h, em Santo André – Santo André x São José Vôlei

Classificação
O São José Vôlei tem apenas uma vitória no Paulista, em sua estreia em casa, contra o São Bernardo, (3 a 0), uma derrota contra o Brasil Kirin (3 a 2) e hoje contra para o Sesi (3 a 2). A classificação está assim:
1º – Sesi – 11 pontos em 4 jogos
2º – Taubaté – 9 pontos em 3 jogos
3º – Campinas – 8 pontos em 3 jogos
4º – São José – 5 pontos em 3 jogos
5º – Atibaia – 2 pontos em 3 jogos
6º – Santo André – 1 ponto em 4 jogos
7º – São Bernardo – 4 jogos ainda não pontou

Paulista
A fase classificatória acontece em turno único. Após as sete rodadas, o primeiro colocado terá garantida sua vaga na semifinal. Enquanto isso os outros seis disputarão quartas-de-final, semifinais e final que serão disputadas em playoffs com Golden Set.

Elenco
Centrais: Alberto, Everton, Athos, Brunão | Oposto: Lorena, Alemão, Athos | Ponteiros: Dante, Diogo, Hugo Hamacher | Levantador: Rodriguinho, Lucas Salim | Líberos: Matheus Andrade, Matheus Oliveira | Técnico Interino: Fabrízio Capello
O técnico Leonardo Carvalho e o líbero Mário Júnior estão a serviço da Seleção Brasileira e Christian Poglajen à disposição da Seleção Argentina.

São José Vôlei
O São José Vôlei é uma equipe de alto rendimento que disputou a Superliga 2014/2015, depois de conquistar a vaga com o título da Superliga B 2014. A vaga na Superliga 2015/2016 foi conquistada em seletiva com outras quatro equipes, disputa em que o São José Vôlei sagrou-se campeão.
A maior parte dos recursos para manutenção da equipe é proveniente da Prefeitura de São José dos Campos. Outra parte, derivada de empresas apoiadoras como Colégio e Curso Poliedro, por meio da Lei de Incentivo Fiscal – LIF.
Hoje o São José Vôlei executa um plano estratégico de marketing e negócios que prevê captação de patrocínio e implantação de ações que eleve sua autonomia com recursos privados em pelo menos 50% para a temporada 2015/2016 e alcance 100% na temporada 2016/2017.00