São José Vôlei anuncia saída do técnico Leonardo Carvalho

A diretoria do São José Vôlei anunciou nesta terça-feira (19) a saída do técnico Leonardo Carvalho do comando da equipe joseense. Léo dirigiu o São José durante sete meses e decidiu deixar o cargo por questões particulares, de ordem familiar. Em seu lugar assume Renato Jr., o Banana, que atualmente é o auxiliar técnico do time.

O comandante Léo Carvalho chegou ao São José Vôlei em maio de 2015. Inicialmente se dividiu entre as funções de técnico da Seleção Brasileira Sub-21 e técnico da equipe joseense. Nesse período, Léo contou com o apoio de Fabrízio Capello. Após este período, Leonardo retornou ao time joseense no início de outubro, em definitivo, e esteve à frente do elenco na final do campeonato paulista.

Em sua passagem pelo São José Vôlei, Leonardo teve papel importante na mudança de postura da equipe. Hoje o elenco é mais competitivo, unido e tem sede de vitória a cada partida. Léo destacou ainda seu trabalho na base, buscando novos talentos para a equipe joseense. “Pude colaborar de forma significativa com o São José, pois além de comandar a equipe adulta eu tinha como objetivo colaborar no direcionamento da base que a equipe vem desenvolvendo e isso foi feito. Eu continuarei vinculado ao projeto dando apoiando essa iniciativa”, declarou.

Apesar de deixar o comando do São José Vôlei, Léo afirmou que a equipe está bem direcionada em busca de uma vaga nos play offs. “O Banana é competente e com uma vivência muito grande dentro do voleibol e tem muito carisma junto aos jogadores. Tenho certeza que a equipe fará uma boa participação no restante da Superliga”, finalizou.

Histórico e números
Natural de Niterói (RJ), Léo, como é conhecido no voleibol, tem 43 anos. Sua trajetória na Superliga começou em 2009, quando comandava o Volta Redonda (RJ), na primeira participação da equipe na competição. Na sequência, Léo dirigiu a Seleção Brasileira Juvenil (Sub-21) e, ao mesmo tempo, era assistente técnico do RJX, uma equipe de alto investimento que reuniu grandes nomes do voleibol e com a qual ele foi campeão da Superliga em 2012.

Campeonato Paulista
Assim que começou a dirigir a equipe efetivamente o técnico Léo levou o São José a vencer o Atibaia e chegar na disputa por uma vaga na final contra o Sesi, mas a equipe foi derrotada e encerrou sua participação no campeonato em 4º lugar.

Superliga
No comando da equipe na Superliga, Léo acumulou cinco vitórias e sete derrotas, o que deixa o time fora da zona de classificação para a próxima fase da competição. Na 9ª colocação, os joseenses precisam subir um degrau na tabela para seguir a diante no campeonato.

Novo comandante
Conhecido como Banana, Renato Lúcio Soares Jr., 43 anos, o novo comandante do São José Vôlei, tem o desafio de melhorar o rendimento do time para garantir a classificação para os playoffs, dando sequência ao trabalho da temporada 2015/2016. Banana será promovido ao posto de técnico da equipe do São José Vôlei após 12 rodadas como auxiliar técnico.

Banana iniciou a carreira de assistente técnico no Cimed, onde ficou por dois anos. Na sequência, ele atuou no Imperatriz, equipe com a qual alcançou seu primeiro título como técnico nos Jogos Regionais, em Florianópolis. Em 2015, Banana atuou como assistente técnico no Taubaté. Após passar pela equipe taubateana, ele chegou ao São José aonde vinha atuando com assistente do técnico Léo Carvalho.

De acordo com Fernando Basílio, supervisor da equipe, Banana já assume seu novo cargo na próxima partida, quinta-feira (21), contra o Montes Claros. “Tivemos uma passagem muito boa com o Léo no comando da equipe. As expectativas eram grandes e ele deu conta do recado, fez um trabalho vitorioso e montou uma equipe aguerrida. Agora nós temos o Banana que já conhece bem o estilo de jogo de cada jogador e sabe o que precisamos melhorar para avançar para próxima fase que é nosso objetivo”, concluiu o dirigente.